De 1994 a 2007
texto de apresentação
Os artistas contemporâneos, ou seja, com produções realizadas após os anos 50 do século XX, continuaram uma certa tradição moderna no que diz respeito à inovação e a subversão de valores formais e estéticos estabelecidos durante séculos de história da arte. Surgiram os objetos de arte, ainda nos primeiros anos do século XX, a partir da mente questionadora e inquestionavelmente original de Marcel Duchamp; a exacerbação, e até elogio da sociedade de consumo, por meio de imagens propagadas nos meios de comunicação de massa e nos ícones da chamada cultura pop que foram usados como referências para criação plástica; as performances e happenings, dos anos 60 e 70, que mesclaram as artes visuais às artes cênicas, causando alvoroço, espanto e êxtase em suas apresentações; além de uma infinidade de linguagens e conceitos que são absorvidos, lidos e relidos pelos artistas atuais a fim de apresentar sempre o novo, o jovem, o autêntico. A novidade passa a ser motor que move a criatividade artística e que faz girar o mundo contemporâneo. Do âmbito das artes visuais, essa sede pelo novo, transfere-se para outras esferas da vida, fato que a primeira vista pode parecer interessante, “um olhar ininterrupto para o futuro”, mas que requer certa reflexão, uma vez que, o que faremos da chamada “tradição”? Ela perde seu valor? Ou seja, as linguagens expressivas tradicionais das artes visuais como o desenho, a gravura, a escultura e a pintura, devem ser negligenciadas em detrimento do novo? Deixam de serem belas, interessantes, questionadoras? Artistas como a paulistana Vera Cavallari procuram incessantemente revalorizar e ressignificar o ato da pintura, em uma busca incansável pelas diversas leituras conceituais, cromáticas e sensoriais que a tríade aparentemente datada “tela, pincel e tinta” podem fazer emergir a partir de suas pesquisas e experiências criativas. Como muitos artistas, Vera iniciou suas pinturas a partir da figuração, com as telas que foram expostas na mostra Musas (1999), entretanto, o gesto e a cor solicitaram mais espaço em sua obra. Assim, também como outras trajetórias artísticas sérias e persistentes, Vera caminhou para a abstração e para campos de cor que vibram de maneiras distintas: ora por meio de pinturas que recordam revestimentos cerâmicos (a série enumerada intitulada Grades), ora por aquelas que trazem à tona um certo Mark Rothko . Mas, sempre em busca das sensações, combinações e inúmeras possibilidades das nuances que podem ornar entre si ou se expelir por meio dos contrastes. Além disso, há o desenvolvimento de uma pesquisa extensa relacionada aos variados tons de cinza e às quinas, ou cantos, como se fosse um beco sem saída, se formos nos referir ao figurativo, sempre tão presente nas interpretações da arte abstrata. A diferença é que nesse beco tem saída: a da arte que reinterpreta e se reinventa nas técnicas tradicionais, como a da Vera Cavallari.
Renata Felinto
Mestre em Artes Visuais, 2007
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
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